Mesmo com sede própria, Prefeitura de Parnaíba paga aluguel de R$ 15mil por mês para gabinete e secretarias

24 de fevereiro de 2021

Em tempo de crise a contenção de despesas é extremamente necessária, mas Parnaíba segue na contramão e realiza gastos supérfluos. Com dificuldades para a reabertura do Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, a Prefeitura Municipal de Parnaíba firmou contrato com a Federação das Indústria do Piauí (FIEPI) para aluguel em valor bastante expressivo.

O objeto do contrato refere-se ao aluguel da área do segundo andar da sede da FIEPI, para que funcione o gabinete do Prefeito e algumas secretarias e superintendências. O contrato tem vigência até 31 de dezembro de 2021 e totaliza o valor de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais). No acordo, a FIEPI entrega o espaço mobiliado para uso da Prefeitura de Parnaíba.O fato, é que a Prefeitura de Parnaíba tem sede própria e funciona no centro administrativo na Rua Itaúna, local que sempre agregou o poder executivo da cidade, inclusive em gestões anteriores. Até o que se sabe, não houve aumento nos cargos da gestão ou uma reforma administrativa que ampliasse o número de funcionários, e necessitasse a aquisição de novos espaços.

A Prefeitura justifica que o aluguel contribui para ajudar aproximar o Poder Executivo dos demais poderes, neste caso o legislativo, e também da própria população. Mas na prática isso não acontece. Vereadores andam com mais frequência no centro administrativo para resolver ações junto as secretarias, e a população ultimamente não tem acesso ao gestor municipal como antes, acredita-se que por conta da pandemia.

Com o valor do aluguel, a Prefeitura de Parnaíba conseguiria criar programas como bolsa família municipal e conseguiria beneficiar pelo menos 1.800 famílias, ou conseguiria comprar um número expressivo de vacinas para combater a pandemia do COVID-19.

No início do governo, o prédio teria sido cedido pela FIEPI, mas nos últimos anos o valor do aluguel tem assustado a população. Procuramos a Prefeitura para falar sobre o assunto, mas não obtivemos nenhuma resposta.

Deixe uma resposta