Washington Luiz parcela débitos e causa endividamento na Prefeitura de Caxingo
25 de novembro de 2019
Servidores do Município de Caxingó do Piauí foram surpreendidos com uma publicação do Diário Oficial dos Municípios, de 18 de Fevereiro de 2019, onde o Prefeito do Município de Caxingó, Sr. Washington Luiz Brito de Sousa firma um Termo de Acordo de Parcelamento e Confissões de Débitos Previdenciários nº 00152/2019, firmado entre o Município de Caxingó e o Fundo Previdenciário Do Município de Caxingó -PI-Caxingó-Prev em 13/02/2019, no Valor Consolidado de R$ 263.721,81 (Duzentos e sessenta e três mil, setecentos e vinte e um reais e oitenta e um centavos, dividido em 20 parcelas iguais de R$ 13.186,09(Treze mil, cento e oitenta e seis reais e nove centavos), deixando os mesmos preocupados com a situação.
Após conhecimento, alguns servidores dirigiram-se a sede do Fundo de Previdência-CAXINGÓPREV para obter mais esclarecimentos e foram informados que já stá com 03(três) meses em atraso das obrigações mensais, sendo que a conta está está virando uma “bola de neve” como sugere o dito popular.
Deixar de pagar ou não pagar a Previdência no período do fato gerador, acarreta Improbidade administrativa com até a possível perda do mandato, ter contas reprovadas, além de trazer prejuízos ao erário Público em decorrência do pagamento de multas e correção monetário ao ente Público, como também apropriação indevida de receitas de terceiros, se a parte do empregado não tiver sido paga, o que se torna crime.
Vale lembrar que Washington Luiz, é servidor Público do município de Caxingó e na época em que o Projeto de Lei, que criava o fundo Previdenciário do Município, foi apresentado na Câmara, o mesmo era Vereador e foi contra a aprovação do referido Projeto, alegando não apresentar seguranças aos servidores e temer futuros gestores de “desviar ou deixar de pagar” as obrigações.
O fato é que ele não sabia, que seria o primeiro a desviar a finalidade dos recursos, deixando de pagar suas obrigações previdenciárias, o que lesa os servidores públicos efetivos, correndo o risco futuramente de não ter dinheiro para pagar suas aposentadorias.
“É preciso que os servidores públicos, a população em geral, Vereadores e Ministério Público, fique atentos e de olhos abertos para fiscalizar como os recursos estão sendo aplicados e não permitir que os servidores sejam prejudicados pela má gestão do Prefeito Washington Luiz, está um caos” denuncia o servidor.

