Morre aos 83 anos, Raimundo Bandeira, lenda do Bumba-meu-boi de Parnaíba

30 de agosto de 2019

 A cultura de Parnaíba está de luto, faleceu nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (30/08), Raimundo Nonato do Nascimento, o popular Raimundo Bandeira. Ele era o boiero mais antigo em atividade, mesmo com o seu Boi Igaraçu com sem está nas ruas e festivais, Seu Bandeira fabricava bois, maracas e outros matérias para outros grupos.

A paixão pelo bumba-meu-boi iniciou ainda quando criança, mas exatamente em 1948, quando teve a oportunidade de passar por diversos terreiros de bois da cidade de Parnaíba e também do Estado do Maranhão. Já em sua adolescência, Bandeira assumiu a gerência do Boi da Fazendinha, da Ilha Grande de Santa Isabel que anos mais tarde transformou-se em Boi Igaraçu.

Seus filhos seguiram os mesmos passos e junto com Dona Socorro (esposa de Bandeira) fundaram o Boi infantil Precioso e entraram de vez para a historia e lenda do bumba-meu-boi parnaibano. Em 2008, Raimundo Bandeira foi eleito o melhor entusiasta da cultura boeira do Piauí, e dez anos depois, em 2018, Mão Santa Prefeito de Parnaíba homenageou Raimundo Bandeira durante edição do Arraia São João da Parnaíba.

Deixe uma resposta