Nove cidades ficam sem atendimento devido saída de médicos cubanos no Piauí
23 de novembro de 2018
Em entrevista ao programa Notícia da Manhã (TV Cidade Verde), a coordenadora da Comissão Estadual do Mais Médico, Idvani Braga, explica que até a conclusão do novo edital do programa Mais Médicos esses locais ficarão sem atendimento.
“Tem nove cidades que o atendimento é 100% de médicos cubanos. Nessas cidades a previsão é de que até a primeira semana de dezembro todos os médicos cubanos já deverão deixar o Piauí e a nossa expectativa é o edital que já foi lançado, mas não temos ainda o panorama para onde os médicos fizeram adesão. Até lá as cidades nesse momento estão sem profissional”, ressalta a coordenadora.
No Piauí, os médicos cubanos atuavam em 26 cidades, principalmente no sul do Estado. Até o momento, cerca de 3000 médicos brasileiros já se inscrevam no edital publicado no início dessa semana.
“Essas cidades já estão sem médicos há uns dois dias e estão aguardando os médicos que vão vir por volta desse edital. Nossa preocupação é que são as cidades exatamente do extremo sul do Piauí onde tem mais dificuldade de alocar médicos”, explica Idvani Braga.
As inscrições para o edital do novo programa Mais Médicos seguem até o dia 07 de dezembro. Ao todo, são 8.517 vagas para 2.824 municípios e 34 áreas indígenas.

