Com quase 30%, Piauí está entre os estados que mais possuem internos provisórios
13 de novembro de 2018
Um novo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revela que 29,01% dos presos no Piauí são provisórios. Isso coloca o Estado entre os cinco do país com a maior proporção de jovens internados. O relatório foi divulgado nessa segunda-feira (12/11) após análise do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas.
No ranking, o Piauí surge em 4° lugar, atrás apenas do Maranhão (32,49%), Ceará (37,68%) e Amazonas (44,15%), atual líder. Logo atrás está o Tocantins com 26, 53% dos jovens em regime fechado. O documentário não conta com dados de semiliberdade e liberdade assistida.
De proporções para números, o Piauí possui 162 adolescentes internados até o momento. Desse valor, 47 são internos provisórios. Se comparado a cada 100 mil habitantes do Estado, 3 jovens estão inseridos nessa situação. E apenas três meninas estão apreendidas no Estado.
Vale lembrar que o magistrado pede a internação seguindo os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pode durar no máximo três anos, com manutenção a cada seis meses.

