OPINIÃO: Mão Santa está ano-luz a frente de Zé Hamilton

3 de novembro de 2018

A politica parnaibana começou esquentar, poucos dias após uma eleição estadual/federal e a dois anos do pleito municipal. A cidade desde o inicio do século XI é dividida, dois importantes lideres políticos são os principais protagonistas deste cenário. José Hamilton Castelo Branco (o Zé Hamilton) e Francisco de Assis de Moraes Souza (o Mão Santa).

Para os mais jovens é importante salientar um pouco dos detalhes desta história:

Zé Hamilton ingressou na carreira politica como Secretário Municipal na gestão do então Prefeito Mão Santa entre 1989 e 1992. Em 92, Zé Hamilton filho do Coronel Epaminondas Castelo Branco foi o indicado por Mão Santa para disputar a Prefeitura de Parnaíba e venceu com o apoio da família Moraes Souza.

Dois anos mais tarde (94), Mão Santa se tornaria Governador do Piauí, ele obteve uma votação histórica na cidade de Parnaíba, foi 94% do eleitorado.

A diferença entre os dois deve está na coragem e na ousadia. Mão Santa nunca demostrou medo de encarar desafios, principalmente na vida pública e por isso hoje é um dos políticos mais respaldados no Piauí e no Brasil.

Já Zé Hamilton, entrou na carreira politica com o apoio de Mão Santa e sempre precisou de um empurrãozinho para conseguir almejar algo. Foi assim no seu primeiro mandato e foi assim no segundo e terceiro (quando precisou usar a maquina federal) para se sair de bom moço.

Mas há episódios mais recentes, Zé Hamilton em 2014 ficou na 11º suplência para a Assembleia Legislativa do Piauí, para entrar naquela casa, precisou de um milagre e de um empurrão do Governador. Agora em 2018, teve a oportunidade de disputar a vaga na assembleia, mas com medo de enfrentar Zé Filho e Dr. Hélio, precisou se esconder na primeira suplência de Marcelo Castro.

Também é importante dizer que a expressiva votação de Marcelo em Parnaíba deve-se única e exclusivamente a Marcelo Castro. Como Ministro da Saúde, ele trouxe pra cá, o tratamento do câncer e muitos investimentos para a área da saúde. Porque Zé Hamilton não tentou voos maiores? Porque eleição é isso, é expor o nome a opinião pública. Este teste Zé Hamilton não passou!

Já Mão Santa tem varias derrotas sim em seu currículo politico, mas lembremos que no auge do PT e sua turma, o aguerrido Moraes Souza denunciou tudo e todos, e por isso perdeu o apoio politico no seu estado e principalmente o apoio dos mais pobres. Senador, Prefeito, Deputado e por diversas vezes convidado a candidata-se a Presidente da República Mão Santa indiscutivelmente esta ano-luz a frente de Zé Hamilton.

Deixe uma resposta